sexta-feira, 1 de maio de 2009

Amo / Odeio no MacBook Pro

Sintético, direto ao ponto, sem enrolação:

Amo:
  • O MacOS: A interface é ótima (mas o Windows tem méritos melhores em vários quesitos, vou falar sobre isso) e tudo é fluido e responsivo (ou seja, você clica e os programas respondem rápido). Se a potência gráfica é impressionante, o touchpad do Macbook Pro é fascinante: Multitouch, ele reconhece os gestos com vários dedos para várias funções no Macbook (por exemplo - com 1 dedo ele movimenta o cursor. Com dois, ele faz scroll horizontal / vertical na janela onde está trabalhando).
  • A qualidade de construção do Macbook: é certamente o grande ponto da Apple. Hardware projetado e montado para altos níveis de exigência. tudo é bem feito, encaixa bem, funciona bem (a fixação magnética do plug de alimentação no Macbook sem problemas de polaridade é uma benção). Solidez à toda prova.
  • A tela. Resolução de 1440 x 900 é surpreendente. Muita gente reclama do "gloss finish" (a tela não é fosca, tem um acabamento que a deixa brilhante). Eu ainda não usei em ambientes hiper iluminados, por isso ainda não notei esse "problema"... e a iluminação por LEDs é fantástica. Brilhante e de baixo consumo de energia.
  • O carregador do MacBook (sério: pequeno, com um mecanismo HIPER simples que mantém o fio enrolado no corpo do carregador.
  • O jeito como se instalam programas (isso depois que você entende como faz; veja a parte "odeio" abaixo :-)): Arrasta o arquivo para dentro da pasta "Applications". Acabou.
  • o iPhoto: os slideshows são FANTÁSTICOS. NADA chega perto do que já vi em slideshows de fotografias de programas do tipo Picasa e afins. Mas... tem um probleminha que menciono lá embaixo nos itens que não gostei...
Amo menos:
  • Abrir o Macbook - o sistema de trava magnética do display é meio... estranho. Não basta puxar o display para cima - o resto do Macbook vem junto :-)
  • Teclado: Eu uso no trabalho um teclado sem fio da Logitech que é simplesmente o melhor teclado que já usei (o Logitech DiNovo Edge). Não sei, talvez seja o espaço entre a frente do Macbook e o teclado que deixe os pulsos meio elevados, ou por estar acostumado com notebooks de 11"e 13" que colocam as teclas mais juntas umas das outras... quem sabe mudo de opinião com mais tempo de uso.
  • O Mighty Mouse: Olha, acho que o Jobs não aprovou 100% esse mouse. A esfera em cima para scroll é fantástica (lembra a esfera do meu BlackBerry Bold), mas o resto... a tecla para ligar/desligar é horrível, o mouse desconecta do Bluetooth a toda hora... não recomendo. No meu laptop Windows uso o mouse Logitech MX Air junto com o teclado DiNovo, e é MUITO melhor. Vou ver se compro outro para o Macbook. Alguém aí quer comprar um Mighty Mouse sem fio com 4 dias de uso? :-)
  • o iPhoto. Como eu disse, os slideshows são simplesmente fantásticos. Só que... não há maneira de se fazer o iPhoto deixar as fotos nos lugares de origem - ele copia TUDO no seu Mac. Imaginem: Tenho quase 1TB de fotos, onde vai caber tudo isso no HD de 320GB do Macbook?
Por enquanto, esses são os pontos que merecem destaque... a partir do próximo post, vou detalhar mais alguns deles.

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário