quinta-feira, 30 de abril de 2009

10 dias com o MacBook Pro. E aí?

Pois é: No mesmo dia que o Presidente Obama completa seus 100 dias de governo, vosso escritor que vos fala completa seu décimo dia com o Macbook Pro e seu Mac OS X Leopard. (Mãe, "X" se refere à versão 10 em número romano, e "Leopard", o nome dessa subversão dentro da versão 10 (no caso, a 10.5.6 mostrada no "About This Mac" deste Macbook que uso):

E vamos à pergunta que não quer calar: O Mac mudou minha vida? A resposta é... preciso de mais dias :-)

É, sou meio lerdo mesmo, mas acho que é como estou avaliando tudo isso: Hoje em dia, a barreira entre a diversão / vida pessoal / trabalho / necessidades profissionais ficam meio misturados todo o tempo. Por exemplo, eu preciso poder ter acesso ao email corporativo no meu PC pessoal (e eu o faço via webmail do Exchange 2007 - e é tão bom que fica a dúvida se preciso ter o Outlook ou o Entourage na máquina - a versão online é MUITO boa mesmo). Quero poder ter acesso a todas as informações que tenho (desde um arquivo RAW de minha câmera digital no sábado ao PowerPoint com o qual tenho que fazer uma apresentação na segunda, com toda a separação que permita seguir as regras corporativas de segurança e confidencialidade.

É complexo, mas é a meta que persigo... imaginem 2 máquinas com o mesmo conteúdo de arquivos, fotos, documentos etc no dia de hoje. Aí, por n motivos, atualizo uma apresentação num notebook e a foto que tirei no fim de semana no outro notebook. Cachorro de dois donos morre de fome - na pressa, vou para a apresentação e levo o notebook onde fiz a edição da foto e deixo o da apresentação no escritório ou em casa. Ferrou.

Tive que contar isso porque esse é o contexto para poder julgar não apenas o Macbook que uso, mas qualquer plataforma portátil de computação pessoal. E por causa dessa dualidade pessoal / profissional que ainda me obriga a usar 2 máquinas diferentes em sistemas diferentes, ainda não consegui dar um veredicto ao mundo Mac. Pelo menos no mundo dos emails / agenda / calendário creio ter conseguido essa interoperabilidade (veja aqui, no Dispositivos Portáteis).

Ainda vou achar o santo Graal da sincronicidade e acessibilidade das minhas informações. Para ser mais objetivo, vou postar o "Vô - Não Vô" do MacBook num post separado.

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário