domingo, 26 de abril de 2009

Reinstalação do Mac OS no Macbook... finalizada!

Ufa! Consegui! Depois de tomar coragem, pegar o disco de reinicialização do Macbook e reinstalar tudo... posso dizer que foi muito fácil. Reinstalar todos os aplicativos é que foi um tormento... mas muito mais fácil do que no PC.

(Já estou ouvindo os cochichos: "Ih, olha o cara. Já virou fã da Apple e vai falar um monte de coisas boas sobre a facilidade do Mac OS, da superioridade do sistema, de quanto tudo é pensado e...")

PÁRA! :-)

Pois é. Tudo foi muito fácil e simples. MESMO. Só inseri o DVD do Mac OS X, escolhi apenas o que me interessava (para que Gigabytes de dados de drivers de impressora?) e não fiz mais nada. É o paraíso.

Mas vejam, tem um contexto que os fãs mais fervorosos da marca esquecem de dizer:
  • TUDO na Apple é padronizado, normatizado e segue as regras de um único fabricante. A Apple.
  • Essa ditadura chega no extremo de que cada DVD de instalação serve apenas para um determinado modelo da Apple. Se você usar o DVD de instalação do Macbook Pro 15" no de 17", há possibilidades de não funcionar.
"Caramba, mas tudo isso é muito bom! Consumidor quer saber de facilidade", dirão alguns.

OK. Mas esse é o ponto: Isso tem um preço, e que vai além do monetário. Se você perder, arranhar, pisar, danificar seus DVDs de instalação, adeus. Tenho visto vários fóruns de pessoas com essa situação e até Macs de segunda mão sem conseguir reinstalar o sistema do zero... eu sei que todos dizem "para que" reinstalar um MacOS - mas o negócio era usado, sem saber o que o outro usou / instalou ou até deixou instalado para monitorar a atividade do que você faz...

Ou seja: Com tamanha padronização e todo o arcabouço montado para poder entregar a qualidade que o produto precisa, é o mínimo que espero da Apple. Parabéns.

Vejam, não é um pacto de mediocridade, nem digo que os PCs têm menor qualidade, mesmo porque temos exemplos de PCs high-end que entregam a mesma qualidade (vide os Sony Vaio e os modelos top da Dell). Mas é possível pegar qualquer PC sem sistema operacional, comprar o Windows em qualquer loja (papelaria, armarinhos, supermercados (só falta padaria vender Windows)), baixar os drivers de todos os dispositivos na Internet e tudo funciona. Se não achar os drivers, sempre tem uma dezena de parecidos que vão servir para fazer o PC funcionar.

Nunca tentei fazer isso com um Mac. Nem sei onde compraria meu DVD de instalação se perdesse o meu. Mas é uma outra história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário