domingo, 19 de abril de 2009

Qual Maçã Morder???

Falei, falei e falei e... nada do primeiro ponto importante para a pessoa que está iniciando no mundo Apple... como escolher o primeiro equipamento!

Vamos lá: Novamente: Eu NUNCA usei um Mac. Enton... o que escolher?

Eu sei que não vou ajudar a todas as pessoas (pelo menos por enquanto. Prometo que vou postar guias de compra de outras categorias de equipamentos Apple, assim que souber o que é ter um Mac). Mas eu sou um usuário de... notebooks.

Pessoal que está me lendo procurando dicas sobre desktops Apple, me desculpem por enquanto... mas preciso retratar fielmente o que acontece com um leigo em Apple em uma situação real. Não vou comprar desktops, por isso... por enquanto, toda a experiência aqui contada vai ser em como achar um notebook Apple que possa me atender em minhas tarefas do dia a dia tão bem quanto o meu Sony Vaio com Windows Vista Ultimate.

Então: Primeira lição: computadores Apple SÃO mais caros. Eu sei que os fãs da Apple não vão gostar, mas vejam: Eu senti um peso maior no bolso para procurar um notebook da Apple para mim. Se vai entregar mais valor do que um notebook Windows, o tempo vai dizer (e vocês vão ler aqui). Mas que vai tirar mais $ do seu bolso que um notebook usando Windows... ah, isso vai.

Que notebook escolher? Bem, dentro da linha de portáteis, a Apple tem duas linhas distintas: A MacBook e a MacBook Pro (tem também o MacBook Air, que não considero muito uma categoria, porque só tem um produto nele). Assim:

- MacBook: É a linha de entrada da Apple na linha dos portáteis, mas externamente, quase não se diferencia um do outro. A Apple "aluminizou" toda a linha de notebooks e até meio que padronizou os processadores. Com o MacBook você não vai ter Firewire (um padrão de porta do tipo USB - em desuso, mas muitos aparelhos de video usam essa porta) e sua placa de video será integrada. Por isso, edicao de video será um parto com ele (ainda mais com a pequena tela de 13"). Para começar no mundo Apple portátil esse é o MacBook que precisa, desde que os processadores de 2.0GHz e 2.4GHz (todos Core2Duo) e 2GB de RAM satisfaçam.

- MacBook Pro: (é, externamente, só o logo "MacBook Pro" debaixo da tela - o acima é o de 15.4"). Bem, além do FireWire, tem uma porta ExpressCard, 4GB de RAM (e que pode ser expandida até 8GB), tem versões de 15" e 17" e processadores de 2.53GHz a 2.93GHz.

- MacBook Air (Não, a imagem não está distorcida. Ele é fino MESMO. 1,94cm de espessura máxima): Ele prima pela leveza e portabilidade: O mais fino notebook do planeta. 13", 2GB de RAM. Você paga pela portabilidade e não pela performance, apesar de ser o primeiro a usar a arquitetura DDR3 - os processadores são de 1.6GHz ou 1.86GHz. Nem drive de DVD ele tem, só externo.

No próximo post... a escolha. :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário